terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pincéis de Maquiagem

Muitas mulheres usam os pincéis de modo incorreto em certas partes do rosto e não sabem que a importância de se usar os pincéis apropriados ajuda a dar um acabamento mais profissional à maquiagem. Para garantir uma boa maquiagem é preciso ter os pincéis certos, cada um tem uma função específica, o que resulta em uma maquiagem precisa.

Então vamos lá:


• Pincel para base: Tem formato fino e chato, com pontas levemente arredondadas ou retas. Serve para aplicar e espalhar a base uniformemente em todas as áreas do rosto. Pode ser usado para base líquida ou cremosa. Molhe a ponta do pincel com base e espalhe no nariz, bochechas e queixo, puxando sempre o produto para as laterais, espalhando bem e dando batidinhas até a pele ficar bem uniforme com efeito aveludado.


• Pincel para corretivo: É menor do que o pincel de base, mais fino e achatado. Tem cerdas mais firmes, em formato mais quadradinho ou um pouco pontiagudo. Serve para aplicar o corretivo em pequenas áreas do rosto com bastante precisão e dar um acabamento bem natural. Passe um pouco de corretivo nas olheiras, manchas e cicatrizes com batidinhas leves para ficar bem espalhado e não ficar carregado.


• Pincel para pó e blush: Deve ter cerdas bem macias e arredondadas, (no caso do pincel para o blush, tem que ser cerdas arredondadas ou chanfradas) do tamanho ideal para cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Se quiser um efeito mais suave e natural, assopre o pincel para tirar todo o excesso antes de aplicar o pó ou o blush.


• Pincel de sombra: Serve para passar a primeira camada de sombra por toda a pálpebra. Pode ser de espuma ou de cerdas achatadas e macias. Antes de passar o pincel com a sombra retire o excesso, para não cair um pouco de pó onde você já maquiou. A utilização não tem muitos segredos: é só espalhar conforme o efeito que você deseja criar.


• Pincel para esfumar: O pincel ideal para isso tem cerdas em formato oval e pontas macias. Serve para deixar a sombra mais natural ou para misturar as cores uniformemente. Faça isso com movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.


• Pincel para delinear: Ele tem as cerdas durinhas e, por isso, é ideal para delinear a pálpebra, corrigir a sobrancelha e contornar a linha dos cílios. Tem cerdas finas e bem firmes, é chamado de pincel chanfrado. Para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.


• Pincéis para os lábios: O de cerdas bem finas e retas é para contornar os lábios. O de cerdas um pouco maiores e mais grossas serve para espalhar o batom. Contorne os lábios com o pincel de cerdas mais finas e com o pincel mais grosso, preencha os lábios.

Fonte: Jaqueline(Incomun)

Base: como comprar a sua ?

3º passo: o teste da cor

1º passo: os tipos de base



Líquida

É a mais transparente. Ainda que não dê cobertura total, é a que proporciona o efeito mais natural e discreto.


Cremosa
Seu forte é aderir melhor à pele. Cobre com eficácia as imperfeições, mas contém substâncias que não são boas para as peles oleosas.

Cintilante
Não cobre as imperfeições, mas dá brilho em alguns pontos, como o colo.

Pancake
Dissolvido em água, dá cobertura total, mais pesada e opaca, perfeita para looks noturnos. Aplicado com esponja seca, dá um resultado natural, ideal para o dia. Mas marca as linhas de expressão.

Compacta
Tem uniformidade, porque cria o efeito de uso da base e do pó ao mesmo tempo.

2º passo: os tipos de pele



Peles secas

Prefira as bases em bastão, pois elas proporcionam uma cobertura mais forte. Evite as cremosas, pois elas podem dar uma aparência de pele rachada.


Peles oleosas
Deixe de lado as bases compactas e as cremosas. O importante é optar por uma base do tipo "oil free", que é leve e possui uma estrutura química não gordurosa, para não entupir os poros. Dê preferência ao pancake ou escolha uma base líquida de efeito mate, para disfarçar o brilho da pele por mais tempo.

Peles normais ou mistas
Escolha as bases líquidas ou compactas, ainda que a duração desta última seja sempre menor, se comparada às outras.

3º passo: o teste da cor



>> Na loja de cosméticos, teste vários produtos.



>> A cor do produto deve coincidir com a cor da sua pele nessa área. Verifique bem o resultado, porque não pode haver diferença entre a cor do rosto e a do pescoço.

>> Não teste o produto na mão: a cor dessa região é sempre muito diferente da tonalidade da face.

>> O melhor local para checar se a cor ficou boa é a lateral do rosto. Passe a base abaixo das maçãs, bem próxima à linha do queixo.

Fonte: Fernanda Cury (mdemulher) 

1º passo: os tipos de base