quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pincéis: Cerdas Naturais, Sintéticas e Duo

Se você já tentou aplica sombra (principalmente se for solta) com um pincel sintético, deve ter notado que o pigmento não adere bem, chamamos isto de "fall out" (uma poeirinha de sombra que cai na bochecha durante a aplicação).
Se já tentou aplicar base ou corretivo líquido com um pincel de cerdas naturais, deve ter notado que é mais difícil de espalhar, parece que o produto não rende. É como se o pincel absorvesse parte do produto.
Isso acontece porque os fios naturais possuem escamas, por onde o produto fica retido. Sendo assim é mais fácil trabalhar o pó com eles.
Já os fios sintéticos são lisos, e por isso são melhores para espalhar cremes ou líquidos.
Muitas marcas de maquiagem mineral usam pincéis sintéticos na aplicação de seus pós. O que acontece é que você vai pegar uma quantidade menor de produto por vez (já que esta é a finalidade do make mineral).
Pincéis sintéticos também são bons para quando você quer uma aplicação mais suave, como no caso de blushes muito pigmentados. Você vai adicionando cor aos poucos, e tem mais controle do pigmento.
Existem mais de 60 tipos de fibras de pincéis, que vão das naturais até as sintéticas, passando pelos duo fibers. Cada um é feito para um tipo de textura diferente de produtos, e seu uso correto dá acabamento impecável à maquiagem. Vamos pontuar para um melhor entendimento:



• Cerdas Naturais: São indicadas para aplicação de produtos em pó. Finalizam a maquiagem com maciez. Podem ser feitos de crinas de cavalos, pelos de lontras, texugos, esquilos, cabras e até pôneis. O material costuma variar com o preço: os mais duros são os feitos a partir de crinas; os mais macios, pelo de lontra. São mais difíceis de serem limpos, pois são mais densos e demoram mais para secar. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a algum tipo de pincel natural, então fique de olho!


• Cerdas Sintéticas: São indicadas para aplicação de produtos líquidos ou em creme, pois são mais fáceis de limpar. Também dão maior firmeza à aplicação. Normalmente são feitos à base de fibras sintéticas, nylon ou taklon - uma fibra sintética tratada de forma a se assemelhar ao máximo com a textura e a finalidade de um pelo natural. Suas cerdas são lisas e não absorvem o produto. Apesar de serem sintéticos, dependendo do produto e marca, não são necessariamente duros. Existem muitos pincéis sintéticos mais macios que alguns naturais. É muito difícil alguém apresentar reação alérgica a fibras sintéticas.



• Duo Fiber: São pincéis confeccionados com dois tipos de fibras: a parte preta é composta de fibras naturais, já a parte branquinha é composta por fibras sintéticas, do mesmo material que a fibra ótica. Podem ser utilizados para aplicar itens líquidos ou em pó. A promessa deste tipo de pincel é um acabamento perfeito que confere à maquiagem um ar bem mais natural, uma vez que o pincel não deixa excessos do produto no rosto, e combina os dois tipos de fibras. Normalmente são mais caros, e já existem duo fibers para olhos também.


Fonte: Letícia- leticiaalexandra.blogsopot.com