quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Por que o óleo de argan (argan oil - morrocan oil) faz tanto sucesso?


     Quem acompanha o mercado de cosméticos sabe que ele vive de tendências. Nada é permanente e muitas das novidades que explodiram no mercado há alguns anos atrás já são passado. E da mesma forma como muitas se foram tenho certeza que muitas outras virão. Assim é com o óleo de argan (argan oil - morrocan oil). O óleo de argan é o produto do momento. Certamente não é definitivo, mas é o que tem feito a cabeça de muitas mulheres, e porque não dos homens, em salões e no uso domiciliar.
     Para quem ainda não conhece o óleo de argan, trata-se de um produto extraído através da pressão a frio da fruta da árvore de argan (Argania spinosa). É utilizado pelos nativos do Marrocos e exploradores daquela região há mais de oito séculos. Há anos vem sendo utilizado como protetor cardiovascular e também como auxiliar nos cuidados com infecções de pele. É composto de pouco menos de 80% de ácidos graxos monoinsaturados e aproximadamente 20% de saturados. Como componentes em menor concentração no óleo de argan temos polifenois, tocoferois (entre eles a vitamina E), esterois, esqualeno e álcoois triterpenos. Em conjunto com os ácidos graxos monoinsaturados estes componentes menores parecem ser os responsáveis pelos efeitos benéficos do óleo de argan para a saúde como um todo.
     No campo dermocosmético podemos dizer que o crescimento do uso do óleo de argan não é tão recente como parece. Vem de cerca de 15 anos atrás , sendo hoje a bola da vez quando se fala em cuidados cosméticos com os cabelos.
Como benefícios, nas mais variadas formas farmacêuticas (shampoo, condicionador, máscaras, sprays de brilho e o próprio óleo de tratamento tradicional), o usuário pode esperar uma aumento da força e elasticidade capilar, maior brilho, maciez e toque sedoso dos cabelos. Os produtos feitos para uso exclusivo no couro cabeludo eliminam descamações e acalmam a pele.
     Um bom tratamento de cabelos com produtos a base de óleo de argan é algo que todo cabelo seco, quebradiço, com pouca elasticidade e frágil precisa. O óleo de argan é capaz de penetrar na fibra capilar e colaborar com a manutenção da saúde dos cabelos. E é por este motivo, e também por conta de uma estratégia de marketing excelente (Morrocan Oil), que o produto chegou com tudo no mercado.
     Mas o produto não é só marketing, o produto é mesmo bom. Minhas pacientes que usam relatam que seus cabelos ficaram ótimos após os tratamentos realizados em salão e com o uso moderado do óleo de tratamento em casa. Percebam que eu saliento a questão do uso moderado do óleo de tratamento em casa pois ao conversar com aquelas que usam o produto diariamente e avaliar seus cabelos, posso garantir que o uso exagerado do produto não é tão interessante assim. As paciente relatam cabelos pesados e acostumados ao produto, não sentindo mais os benefícios dele com o uso continuado. Muitas, inclusive, deixam de usar o óleo de argan e colocam o produto de lado em pouco mais de duas semanas após utilizarem em demasia. Só voltam a ficar satisfeitas quando passam a espaçar o uso, não utilizando diariamente ou em todas as lavadas. Fica ai a dica: quem quer benefícios por mais tempo deve espaçar o uso do óleo de tratamento e não utiliza-lo todos os dias.
     Ainda para que não se crie uma falsa ilusão de benefícios, gostaria que o(a) leitor(a) deste blog não se iludisse pensando que os benefícios do óleo de argan são permanentes. Quem ainda não experimentou deve saber que o produto não resolve o problema estético do cabelo, mas, assim como a maioria dos cosméticos capilares, maquia o visual dos fios danificados, além de proteger para que novos danos não venham a surgir.
     Ao observar cabelos que estão sendo devidamente tratados com cosméticos feitos com óleo de argan posso dizer que sou partidário do seu uso e acredito que ele cumpre o papel de deixar os cabelos mais fortes e bonitos. Mas como em outros posts deste blog, em que comento sobre medicamentos ou cosméticos, tenho que ter bom senso e pés no chão. Preciso antes de tudo ser imparcial e sincero com os meus leitores, pacientes e amigos que visitam este espaço. Então, posso dizer categoricamente que apesar de gostar dos efeitos do óleo de argan não pensem nele com uma fórmula milagrosa, que vai salvar definitivamente os cabelos maltratados e que precisam de cuidados diários. Pensem nos produtos com óleo de argan como ótimos parceiros para a boa saúde e beleza dos cabelos.


Fonte: http://tricologiamedica.blogspot.com.br/2011/09/por-que-o-oleo-de-argan-argan-oil-faz.html